23 julho 2007

Autoridades brasileiras se irritam com sugestão internacional

O Portal de Notícia da Globo

Presidente da Infraero se irrita com sugestão de intervenção internacional

“São uns imbecis querendo se meter", reagiu. Para José Carlos Pereira, será preciso "cortar na própria carne”.
No máximo em nove meses uma vida humana depois de gerada vem ao mundo, nasce. Dez meses não é tempo suficiente para construir, ou se quer conceber, um novo modelo para o Sistema Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro? O que é mais complexo?

O Brasil tem condições técnicas para resolver os seus problemas aéreos. O que não temos é vontade política, independentemente de política partidária. Os controladores de tráfego aéreo são autoridades quando o assunto é tráfego aéreo, mas as decisões executivas não estão em suas mãos, mas sim nas mãos dos politiqueiros.

As autoridades brasileiras, por vezes autoridades politiqueiras, ficam com dorzinha de cotovelo quando organismos internacionais dão sugestões para evitar que vidas humanas continuem perecendo. Amparam-se dentro da couraça do nacionalismo quando são de seus interesses, esquecendo que em outros setores, em outras circunstancias, participam com estes mesmos organismos de um mundo globalizado.

O primeiro passo para corrigir um erro é admitir este erro! Ao contrário, autoridades brasileiras tentam a todo custo desqualificar organismos internacionais como a IFATCA (International Federation of Air Traffic Controllers' Associations) para que suas “verdades” sejam estabelecidas e respaldadas.

***

Nenhum comentário: