13 julho 2007

O seqüestro do Vasp 375 em 1988

Este seqüestro acorreu há algumas semanas após minha chegada ao CINDACTA I (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e naquele alvoroço todo no ACC (Centro de Controle de Área), vi lá no fundo uma console RADAR sem ninguém e fiquei por lá acompanhando o andamento das coisas. Lá pelas tantas o Ministro da Aeronáutica, Moreira Lima e alguns oficiais se dirigiram para onde eu estava, puxaram algumas cadeiras, sentaram e começaram a pedir que eu fizesse alguns procedimentos como verificar distancias, estimados...

Um seqüestro pra quem já está no sistema há anos é marcante e inesquecível, imagine pra quem acaba de chegar!

Após o desfecho permaneceram ali por mais algum tempo conversando. Falaram sobre algumas coisas e uma delas foi sobre a grande evasão, a rotatividade de Controladores, então o Ministro disse: "sabemos que o problema é o elevado perfil psicológico, mas isto já esta resolvido, pois vamos ter Controladores de todos os tipos de perfis psicológicos possíveis, inclusive infantes!". Deram uma gargalhada! Isto nunca saiu de meus ouvidos, é como se eu estivesse escutando isto sempre!

Coincidência ou não, algum tempo depois era grande quantidade de novatos que não tinha o perfil de um CTA (Controlador de Tráfego Aéreo). Era fácil perceber isto!

***

Nenhum comentário: